O jogo da organização

Atualizado: Set 21

Quem tem crianças por perto, sabe que as caixas de puzzles, jogos e afins ocupam uma área determinante nos seus armários. Venha conhecer uma forma simples, prática, higiénica e económica de acabar com um amontoado de caixas, sem perder a funcionalidade inicial e permitindo autonomia na hora de arrumar!

• 2021, Quarto infantil © MonDom


Materiais


_ Tesoura ou X-acto

_ Capas Plásticas A4 com velcro/ mola ou fecho ZIP

(à venda em papelarias, lojas de multi-produtos (chineses ou euro), adquira as necessárias consoante o número de jogos que quiser "tirar" das caixas) e/ou Sacos de Plástico com ZIP (pelo menos 3Lts, à venda nos supermercados)


Materiais secundários

_ Fita-cola ou Cola

_ Lápis ou Caneta


• 2021, Quarto infantil © MonDom


SELECCIONAR


Peça ajuda aos mais novos e escolham as caixas de jogos que ocupam mais espaço. Escolham o que está em condições para ficar e mãos à obra!


Verifiquem se os jogos/ puzzles estão completos, e aproveitem para colar alguma peça que esteja rasgada ou em vias de se estragar.


MARCAR e CORTAR


Pegue na capa plástica e coloque-a por cima da frente da jogo (caixa de cartão). Marque a zona que pretende que fique visível. Corte-a e coloque-a dentro da capa envelope, do lado da frente do envelope para ficar totalmente visível.


(Em alternativa à frente do jogo poderá cortar a parte que considerar ser a melhor para que os mais pequenos identifiquem o conteúdo facilmente.)


Aproveite para colocar/ colar as instruções no verso da capa. Assim ficará com tudo prático, fácil de aceder e também voltar a devolver ao seu espaço.


ACONDICIONAR


Coloquem as peças do jogo/ puzzle dentro da capa de plástico e afaste-as de forma a que a capa fique o mais fininha possível.


A melhor forma é espalhá-las ao longo da capa. Permitirá um perfeito empilhamento de capas/ jogos quando estiverem mais do que uma na prateleira/ gaveta.


_ dicas extra

Se guardar um jogo com dois tipos de peças diferentes ou de dois ou mais puzzles, opte por dividir também as peças por sacos ZIP mais pequenos (p.e. de 1 litro) para que seja mais fácil ter tudo no lugar quando chegar a hora da brincadeira. Arrumar, categorizando as peças.


Com jogos grandes como o Trivial Pursuit Junior ou Party & Co Júnior, costumam ser de formato quadrado, cerca de 30x30cm, poderá optar por capas plásticas em tamanho A3 ou em alternativa coloque as peças em saco ZIP e os tabuleiros (identificados por fora com o nome do jogo) acondicionados por um elástico.


Como normalmente as crianças gostam do que é repetido, do que conhecem, daquilo que faz com que se sintam seguros, recomendo deixar nas caixas originais os puzzles com formatos originais, que tenham pega ou que sejam os preferidos. Estes objectos especiais permitem decorar as prateleiras e deixam a criança confortável com a alteração, evitando uma desumanização do espaço.


ps. fui influenciada pela Maternidade Descomplicada no início do ano a organizar os jogos desta maneira. Sigam-na! Vale muito a pena!


#mondom #blogorganizacao #quartoinfantil #puzzle




71 visualizações0 comentário