A leveza do seu ser!

Atualizado: 14 de mar.

Artigo de opinião publicado na 41ª edição do Portimão Jornal de 3 de fevereiro de 2022

• 2022, Artigo de opinião "A leveza do seu ser!" publicado na 41ª edição do Portimão Jornal © MonDom


Iniciámos um novo ano e fizemos uma lista das chamadas ‘resoluções de ano novo’. Perder peso, mudar de emprego, ler todos os livros que estão empoeirados na mesa de cabeceira e acabar de visionar as séries de ‘streaming’ que guardamos nos favoritos. Ter tempo de qualidade com quem mais gostamos, ir ao teatro, renovar o guarda-roupa, talvez até mudar de casa e, mesmo com tudo isto, chegar ao final do mês com dinheiro, ah! Estava a esquecer-me,


juntar dinheiro para aquela viagem a Itália com que sonhamos há anos. Parece simples, não?


Sejamos sinceros. Repetimos muitos destes desejos, ano após ano, porque nos faltam algumas características essenciais à concretização dos mesmos.


2022 será o ano da ação. Vejamos como:


Primeiro, precisamos de realidade. Defina realisticamente os seus objetivos. Categorize-os segundo a sua importância e crie uma hierarquia que permita visualizar o que precisa cumprir para perfazer o objetivo a que se propôs, evitando frustrações e desânimos. Não se distraia com objetivos secundários, esses tentarão sempre distraí-lo e fazê-lo perder tempo em relação aos objetivos que pretende alcançar.



Segundo, precisamos de persistência. Segundo os especialistas em hábitos do ser humano, necessitamos de 21 dias para adotarmos uma nova rotina. Na maioria das vezes, os nossos objetivos são atingidos quando adquirimos um sem número de processos que dão consistência ao nosso trabalho e o tornam credível, profissional, capaz de mostrar que o treino consciente de forma consistente dá frutos. Seja em que campo da vida for.


E, por último, precisamos de compromisso. Selar a nossa vontade perante um familiar ou amigo, faz com que aumente significativamente as suas capacidades de finalizar aquilo a que se propôs.


Comece por enfrentar este ano como um mar gelado, mas no qual quer convictamente mergulhar. Cada etapa, cada passo dado, obrigá-lo-á a entrar com cuidado, molhar um ombro, ser cauteloso, planear qual o braço a submergir e entregar-se. Deixar o corpo habituar-se e, fazer com que todos os seus planos sejam concretizados, um a um.



Agora que já definiu os seus objetivos, lembre-se que a sua vida flui se o seu dia estiver organizado. Se já usar uma agenda, melhor, se não, poderá mesmo pegar num caderno e começar a escrever o que fará na próxima semana. Coloque todos os seus afazeres, pessoais e profissionais, despretensiosamente e verá a sua mente ficar mais leve e tranquila.


Nesse planeamento entrarão todos os seus passos. Horários e conteúdos das refeições, tarefas necessárias à sua vida familiar e todos os afazeres profissionais. Idas às compras, cabeleireiro ou até pagamentos de contas mensais. Tudo o que for necessário e que fará com que os seus pensamentos se tornem mais claros e que se foquem somente na realização dos seus objetivos.


Durante 21 dias verifique tudo o que realizou e sinta-se leve!


#mondom #monblog #artigoopiniao #portimaojornal #organizadoraalgarve



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo