A dor de pisar um Lego!

Quem é que já sentiu a dor que é pisar um Lego? Por aqui já o fiz algumas vezes e sei o quão doloroso pode ser, por isso juntei alguns dos truques de quem gosta de os ter sempre organizados.

• Categorização nas caixas de ferramentas de várias peças de Legos © MonDom


Perceba como é que a/as crianças brincam com aqueles brinquedos...depois escolha o melhor caminho...


Brincam e montam o conteúdo de uma só caixa de cada vez?

Pode organizar as peças da mesma caixa numa outra plástica (transparante) de pequenas divisórias ou manter na caixa e usar pequenos sacos zip (daqueles de congelação) ou mesmo caixas pequenas para dividir/ categorizar as peças.


Não se esqueça de armazenar as instruções ( num dossiê por exemplo) porque estas crianças gostam sempre de seguir as regras e fazer o passo a passo da construção.


Gostam de ter tudo misturado e dão asas à sua imaginação nas suas construções?

Comece por categorizar e depois divida as categorias numa mala de plástico, daquelas vendidas para colocar ferramentas mas ótimas para crianças pela sua portabilidade e consequente autonomia.


Também prefiro as que permitem por e retirar divisórias pois há Legos que têm peças mais compridas do que outras. A da imagem é do Lidl, mas surgem regularmente noutras superfícies comerciais.


No final surgirão construções super divertidas e originais! Tirem uma fotografia das melhores para mais tarde recordar!


Gostam de montar uma vez e não desmontar mais?

Converse com a criança e seleccione uma zona no quarto, prateleira com destaque ou até outra caixa maior para armazenar as construções feitas.


Tenha em atenção a possibilidade de iluminação (quem é que não gosta da sua obra de arte exposta e em destaque?) e de limpeza, caso fiquem ao ar (costumo deixar uma trincha larga para os meus filhos limparem os brinquedos deles, os Legos não são excepção. São sempre dias em que brincam imenso e aproveitam para cuidar do que é deles, permitindo valorizar o que têem.


Desengane-se se achar que não os tenho que lembrar que é necessário fazê-lo, mas acredito estar a dar competências para a vida. :)

• o antes, onde as peças estão misturadas no fundo de uma DRONA da Ikea © MonDom


• Identificação nas caixas de Legos no pós-organização © MonDom


• Identificação nas caixas de plástico transparentes do conteúdo das mesmas, apenas recortando as caixas descartadas © MonDom



• Armazenamento das instruções num dossiê ou capa de micas para melhor pegar e devolver após a brincadeira © MonDom


Recorde algumas etapas importantes:


SELECIONE e AGRUPE

CATEGORIZE

ARMAZENE ou dê DESTAQUE, EXPONDO

IDENTIFIQUE


#mondom #monblog #mondomorganizer #organizarlegos #organizacaoquartoinfantil #organizacaoalgarve







23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo